quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Escalada da violência entre EUA e Irão
A notícia que marca a semana é sem dúvida esta: EUA embargam pistácios iranianos.
“O presidente Barack Obama decretou um embargo aos pistácios iranianos como resposta às políticas nucleares do Irão.”
Os EUA replicam assim com oleaginosa violência à iminente ameaça iraniana de um holocausto nuclear. Este conceito invulgar de proporcionalidade é uma revisão da célebre e milenar lei de talião, agora redigida como “olho por olho, ogiva por pistácio”.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Confronto entre romenos e ciganos em escola de Braga
Ora aqui está uma manchete do Expresso que Sarkozy teria sérias dificuldades em entender, ainda que soubesse ler em português. Para o actual presidente francês, falar de “confrontos entre romenos e ciganos” é no mínimo tão redundante como falar de “confrontos entre pretos e negros”, “confrontos entre vagabundos e meliantes”, "confrontos entre pedintes e mendigos", etc.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Bora privatizar a RTP?
Pela primeira (e provavelmente última) vez o Hoje Há Tripas subscreve integralmente uma posta do 31 da Armada. Mais precisamente, esta. O assunto é o manifesto de Arons de Carvalho sobre a proposta do PSD para a privatização do serviço público de radiotelevisão.
Dada a profunda convergência de opiniões entre ambos os blogues, admitimos aos nossos leitores alguma preocupação com a sanidade mental de uma ou de outra parte. Mas sosseguem quanto aos restantes temas, pois a divergência continua a ser férrea.
O revisor monárquico
Paulo Teixeira Pinto, ex-presidente do BCP e líder da Causa Real - acedendo a um convite pessoal de D. Duarte Pio - deu a 2 de Fevereiro de 2008 uma esclarecedora entrevista ao Diário de Notícias, da qual destacamos a seguinte passagem:
"Isso [a forma republicana do regime] nunca devia ter ficado escrito na Constituição, eu fui a primeira pessoa a levantar a questão há uns anos e pretendo voltar a fazê-lo. Quando há uns anos falei com vários deputados apercebi-me da receptividade deles para alterar o limite da natureza republicana de regime para natureza democrática de regime. Hoje há muitos mais adeptos desta solução."
Pois foi precisamente este “monárquico desde que se conhece” que Pedro Passos Coelho (PPC) sapientemente escolheu em 2010 para liderar a comissão de revisão constitucional do PSD.
Não se arranjaria nenhum republicano para liderar este ambicioso projecto que basicamente consiste, segundo o próprio PPC, em "limpar termos, palavras e clarificar” o texto da Constituição? É que afinal de contas, trata-se da Constituição da República (!) Portuguesa...
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Prós e Contras – Casa Pia
O programa de ontem sobre o Processo Casa Pia foi mais um prego no caixão da credibilidade da Justiça portuguesa. Percebeu-se claramente que o programa já tinha emissão assegurada, fosse qual fosse o resultado da sentença. Os motes também já estavam decretados.
Cenário 1 (Se os arguidos fossem absolvidos):
“Casa Pia – O braço da Justiça é sempre curto para apanhar os ricos e poderosos?”
“Casa Pia – A Justiça condenou os ricos e os poderosos para encobrir os ainda mais ricos e poderosos?”
Alguém tem coragem de chamar serviço público de televisão a este jornalismo rasteiro? Alguém ficou esclarecido com os depoimentos de trampa que se ouviram de parte a parte? O programa serviu para alguma coisa, para além de dar ainda mais tempo de antena ao arguido mais mediático? Será possível discutir na praça pública, durante horas, uma sentença judicial sem sequer conhecer o respectivo acórdão? Na Justiça também se deve dar protagonismo a treinadores de bancada? É este o País que queremos?
Subscrever:
Mensagens (Atom)