sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Ecologia - pensamento socialista?

Apesar da identificação clara de um adversário comum – a empresa capitalista transnacional – subsiste um materialismo subjacente nas abordagens de esquerda que coloca dificuldades substanciais à integração perfeita do pensamento ecológico e socialista.
A democracia social (pensamento socialista ocidental) visa o desenvolvimento do progresso humano na dupla dimensão material e moral.
O progresso material é assegurado pela manutanção do crescimento económico, sendo o progresso moral obtido por via do encorajamento de deveres e obrigações dentro da ordem social.
Neste âmbito, as desiguladades resultantes da busca de interesses pessoais só são permissíveis se beneficiarem os indíviduos que se encontram na base da hierarquia social, i. e., só através do crescimento é que a pobreza, a miséria e a exclusão social podem ser combatidos.
Esta atitude instrumental em relação às coisas naturais deixou muito pouco espaço para as preocupações ambientais.
Porém, o socialismo ético, retomado após o colapso dos modelos de planeamento estatal do leste europeu, focaliza-se na qualidade de vida de todos os membros da sociedade e atribui o ónus da responsabilidade moral aos Estados, organizações, empresas e indivíduos para fazerem as “escolhas certas” em relação às estratégias de investimento, aos contratos comerciais e ao consumo pessoal, numa clara evolução ideológica que começa a permitir a aproximação ao pensamento ecológico.
Ann Taylor em “Choosing Our Future” conclui que só o socialismo possui a perspectiva internacionalista apropriada para superar as diferenças nacionais e regionais que tendem a bloquear as iniciativas ambientais de largo espectro. O socialismo alargaria a dimensão de comunidade ao ponto de permitir superar as desigualdades globais e resolver problemas comuns.
A ética socialista reconhece a centralização humana como ponto de partida, mas mantém a lembrança permanente da necessidade de prevenir as imperfeições da ainda vigente visão tecnocrática da transformação socialista.
É todavia inquestionável a preocupação socialista pela justiça social aliada à necessidade de um ambiente saudável e seguro onde todos os membros da sociedade possam prosperar.

Sem comentários: