sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O revisor monárquico



Paulo Teixeira Pinto, ex-presidente do BCP e líder da Causa Real - acedendo a um convite pessoal de D. Duarte Pio - deu a 2 de Fevereiro de 2008 uma esclarecedora entrevista ao Diário de Notícias, da qual destacamos a seguinte passagem:

"Isso [a forma republicana do regime] nunca devia ter ficado escrito na Constituição, eu fui a primeira pessoa a levantar a questão há uns anos e pretendo voltar a fazê-lo. Quando há uns anos falei com vários deputados apercebi-me da receptividade deles para alterar o limite da natureza republicana de regime para natureza democrática de regime. Hoje há muitos mais adeptos desta solução."


Pois foi precisamente este “monárquico desde que se conhece” que Pedro Passos Coelho (PPC) sapientemente escolheu em 2010 para liderar a comissão de revisão constitucional do PSD.

Não se arranjaria nenhum republicano para liderar este ambicioso projecto que basicamente consiste, segundo o próprio PPC, em "limpar termos, palavras e clarificar” o texto da Constituição? É que afinal de contas, trata-se da Constituição da República (!) Portuguesa...

Sem comentários: